Variação Linguística
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Hora de exercitar!
SURFISTA: Foi no Cristal Grafiti. A onda veio abrindo inteira, dropei no crítico, fiz o bottom turn de backside, subi e dei um rasgadão. Aí deixei cair lá embaixo, subi novamente, dei outra rasgada e, quando ela engordou, adiantei, dei um cutback bem agachado e bati na espuma. Veio a junção e mandei uma esbagaçada, depois foi aquela marolagem, enganação.
Acompanhe alguns Links para entender um pouco mais:
Vamos relembrar alguns conceitos!
- Dialetos (variação diatópica), isto é, variações faladas por comunidades geograficamente definidas.
- Socioletos: isto é, variações faladas por comunidades socialmente definidas.
- Linguagem padrão ou norma padrão, padronizada em função da comunicação pública e da educação.
- Odioletos: é variação particular a uma certa pessoa.
- Registros (ou diátipos): é o vocabulário especializado e a gramática de certas atividades ou profissões.
- Etnoletos: para um grupo étnico.
- Ecoletos: um dialeto adotado por uma casa.
Hora de exercitar!
1) Leia o texto abaixo e discuta com o seu colega o que o
surfista quis dizer. Entrevista com vencedor de concurso de surf.
REPÓRTER: Qual foi a
bateria que você mais surfou até hoje?
SURFISTA: Foi no Cristal Grafiti. A onda veio abrindo inteira, dropei no crítico, fiz o bottom turn de backside, subi e dei um rasgadão. Aí deixei cair lá embaixo, subi novamente, dei outra rasgada e, quando ela engordou, adiantei, dei um cutback bem agachado e bati na espuma. Veio a junção e mandei uma esbagaçada, depois foi aquela marolagem, enganação.
(revista HARDCORE,
setembro de 1991)
a) A gíria dos surfistas
é carregada de termos em inglês. No entanto, mesmo não sabendo a tradução
exata, é possível a gente compreender o que foi dito?
b) Cite algumas características pelas quais podemos
identificar a linguagem dos surfistas.
c) Que importância pode ter para um grupo, como os
surfistas por exemplo, ter um dialeto próprio?
d) Reproduza com suas palavras a manobra executada pelo
surfista, de modo que qualquer leitor pudesse compreender o que ele fez.
2) Aluno, o texto “Aí, Galera”, de Luiz Fernando Veríssimo
evidencia de forma irônica o assunto que estamos abordando. Leia-o e discuta
com seu grupo o posicionamento do repórter em relação ao jogador se tal
comportamento enfatiza o preconceito lingüístico ou não. Justifique sua resposta.
3) Os alunos irão se organizar em grupo de cinco para fazer a
leitura da música “Tô”, de Tom Zé, e em seguida farão trabalho de retextualização
para a língua padrão e apresentar o trabalho enfatizando o preconceito
lingüístico.
Sites para pesquisar (Tarefa em Grupo):Nelson Freitas no Jô Soares.
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