sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Recursos

Variação Linguística
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Vamos relembrar alguns conceitos!
  • Dialetos (variação diatópica), isto é, variações faladas por comunidades geograficamente definidas.
  • Socioletos: isto é, variações faladas por comunidades socialmente definidas.
  • Linguagem padrão ou norma padrão, padronizada em função da comunicação pública e da educação.
  • Odioletos: é variação particular a uma certa pessoa.
  • Registros (ou diátipos): é o vocabulário especializado e a gramática de certas atividades ou profissões.
  • Etnoletos: para um grupo étnico.
  • Ecoletos: um dialeto adotado por uma casa.  

Hora de exercitar!


1) Leia o texto abaixo e discuta com o seu colega o que o surfista quis dizer. Entrevista com vencedor de concurso de surf.

REPÓRTER: Qual foi a bateria que você mais surfou até hoje?

SURFISTA: Foi no Cristal Grafiti. A onda veio abrindo inteira, dropei no crítico, fiz o bottom turn de backside, subi e dei um rasgadão.  Aí deixei cair lá embaixo, subi novamente, dei outra rasgada e, quando ela engordou, adiantei, dei um cutback bem agachado e bati na espuma. Veio a junção e mandei uma esbagaçada, depois foi aquela marolagem, enganação.
(revista HARDCORE, setembro de 1991)

a) A gíria dos surfistas é carregada de termos em inglês. No entanto, mesmo não sabendo a tradução exata, é possível a gente compreender o que foi dito?
b) Cite algumas características pelas quais podemos identificar a linguagem dos surfistas.
c) Que importância pode ter para um grupo,  como os surfistas por exemplo, ter um dialeto próprio?
d) Reproduza com suas palavras a manobra executada pelo surfista, de modo que qualquer leitor pudesse compreender o que ele fez.

 2) Aluno, o texto “Aí, Galera”, de Luiz Fernando Veríssimo evidencia de forma irônica o assunto que estamos abordando. Leia-o e discuta com seu grupo o posicionamento do repórter em relação ao jogador se tal comportamento enfatiza o preconceito lingüístico ou não. Justifique sua resposta.

3) Os alunos irão se organizar em grupo de cinco para fazer a leitura da música “Tô”, de Tom Zé, e em seguida farão trabalho de retextualização para a língua padrão e apresentar o trabalho enfatizando o preconceito lingüístico.



Acompanhe alguns Links para entender um pouco mais:
Sites para pesquisar (Tarefa em Grupo):Nelson Freitas no Jô Soares.

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